siga-nos | seja fã
PUB
 

Anda stressado? Saiba as causas

Anda stressado? Saiba as causas
Imprimir Partilhar por email
20-10-2015 - 17:57
É comum dizer: “estou stressado, mas não sei porquê”, “sinto-me ansioso/a, mas não tenho um motivo aparente”?
 
Está na altura de tentar encontrar as causas do stress para melhor poder aproveitar o tempo livre e desfrutar de momentos agradáveis fora da pressão do trabalho. Neste sentido, aproveitamos um apontamento publicado no site A mente é maravilhosa que reuniu as sete principais causas do stress. Ora confira se é o seu caso!
 
1. Trabalho
 
Muitas vezes nem pensamos no quanto o trabalho nos pode colocar “à beira de um ataque de nervos!” É o chefe que nos pressiona, as relações com os colegas que, nem sempre são as melhores e, só desejamos que o dia termine para descansar e sair daquele ambiente. 
 
O excesso de responsabilidades, a falta de tempo para cumprir prazos, a falta de pessoal nos postos de trabalho são também motivos de stress – dificuldade em realizar as tarefas de forma concentrada e profissional.
 
O medo de dizer “não” às demandas trabalhistas que estão além do nosso trabalho habitual; negar geraria o risco de ser demitido e como o mercado de trabalho não é fácil, o medo da demissão está sempre presente e o stress também!
 
Para amenizar o stress no trabalho, seria recomendável aproveitar bastante o tempo livre que temos. Mesmo que tenha pouco tempo livre, cuide de si: caminhe um pouco pela natureza, faça uma alimentação agradável e equilibrada e durma a quantidade de tempo necessária para descansar.
 
2. Pessoas tóxicas
 
O ambiente no qual passamos a maior parte do tempo influencia muito o nosso bem-estar e pode provocar stress. As pessoas tóxicas retiram-nos a positividade e a energia, pelo que se torna fundamental manter alguma distância de quem nos provocam mau-estar. O “teste” é simples: tente analisar o que sente na presença dos outros. As boas sensações, naturalmente traduzem energias construtivas. Pelo contrário, os maus sentimentos devem ser colocados de parte ou o mais distante possível da nossa vida!
 
O ideal para um ambiente desagradável não nos causar stress, seria estar o menor tempo possível com pessoas tóxicas. Mas como muitas vezes isso é impossível, porque talvez a causadora do problema seja a família, ou o trabalho no qual temos que passar muitas horas por dia, seria bom que aproveitássemos muito o pouco tempo em que estamos livres. Assim, a balança de negatividade a que estávamos expostos entrará em equilíbrio.
 
3. Pensamentos negativos
 
Os pensamentos negativos são a principal causa de stress e, muitas vezes, somos nós, os responsáveis por essa forma de estar destrutiva. É preciso focar o pensamento em coisas agradáveis e não deixar que o pessimismo tome conta dos nossos momentos. É essencial cultivar a tolerância, deixar de lado a perfeição, a ansiedade em alcançar metas e a pressa. Esses sentimentos só servem para cair em sofrimento e são geradores de stress.
 
“O importante não é a meta, mas sim o caminho até alcançá-la”. Mesmo que pareça uma utopia impossível, é completamente verdadeira; é preciso aproveitar o que o caminho nos proporciona.
 
4. Perdas importantes
 
A perda de pessoas que nos são queridas é uma importante fonte de tristeza e de mau-estar que, em muitos casos, precisa de um apoio especializado. São mudanças irreversíveis e muito dolorosas nas nossas vidas. Enfrentaremos uma série de etapas de luto, nas quais a dor irá diminuir com o tempo, até sermos capazes de seguir em frente. Esta é uma causa de stress que exige o apoio psicológico em muitas situações.
 
5. Amores e desamores
 
Está provado que o amor é um dos maiores causadores de felicidade, mas é também uma causa de sofrimento quando não acontece de forma saudável. As relações amorosas baseadas no conflito produzem muito stress. 
 
A dependência emocional, pessoas que têm uma baixa autoestima e aguentam ser mal tratadas só para não perder o relacionamento, traduzem causas relevantes de stress e de mau-estar.
 
O ditado “Antes só do que mal acompanhado”, infelizmente não é cumprido por muitas pessoas e acaba por se traduzir em relações destrutivas. As relações baseadas na ilusão, na mentira ou na desistência de amar alguém pelas desilusões sentidas são também fontes de stress que não podem ser descuradas.
 
6. Stress acústico
 
É um tema pouco falado, mas passar muito tempo exposto a situações barulhentas provoca stress. O que podemos fazer para amenizar isto é dedicar diariamente um tempo exclusivo para estar connosco próprios, em silêncio ou com um som escolhido para cada momento. 
 
7. A solidão
 
Vivemos rodeados por diferentes tecnologias mas hoje há mais solidão que nunca. As relações humanas pioraram. É cada vez mais comum diminuir o contacto real, substituindo-o pelo contacto com dispositivos eletrónicos. 
 
Antigamente as pessoas passavam muito mais tempo juntas, conversando pessoalmente o que reduzia estes problemas. É fundamental utilizar as tecnologias com “conta, peso e medida” de forma a garantir que se mantem o encontro presencial. 
 
Devemos aproveitar o tempo livre que temos e divertir-nos ao máximo.
 
Cada pessoa tem a sua forma de extravasar, pelo que o importante é que se sinta confortável com as escolhas. Do desporto, passando pela discoteca, pelo Bar ou por um simples café com amigos, faça com que a negatividade se afaste e dê espaço a momentos felizes na sua vida, sempre!
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

O stress “faz” engordar



-

As crianças e jovens continuam a ingerir sal em excesso



-

Vamos cuidar da saúde oral!



-

Septoplastia – Cirurgia de Desvio do Septo



-

Descubra os segredos para ter mais saúde



PUB
 
PUB
 
ÁREA CLIENTES
Restaurante Os Arcos
A melhor gastronomia algarvia
ver mais
 
Allô Pizza
Os apreciadores da verdadeira pizza italiana conhecem a casa, local agradável, bom ambiente e boa-disposição.
ver mais
 
Escola de Condução C.C.S
Escola de Condução para Motociclos e Veículos Ligeiros.
ver mais
 
 
 
NOTÍCIA MAIS LIDA DO MOMENTO
Autárquicas:Cristovão Norte é candidato a Presidente da Assembleia Municipal de Faro

Autárquicas:Cristovão Norte é candidato a Presidente da Assembleia Municipal de Faro

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Autoridade Marítima entrega bebidas apreendidas à Santa Casa da Misericórdia de Albufeira

Autoridade Marítima entrega bebidas apreendidas à Santa Casa da Misericórdia de Albufeira

ver mais
 
GNR de Monchique descobre 23 plantas de cannabis em ação de vigilância na floresta

GNR de Monchique descobre 23 plantas de cannabis em ação de vigilância na floresta

ver mais
 
Ministério Público deduz acusação contra grupo de sul-americanos que assaltou de norte a sul do país

Ministério Público deduz acusação contra grupo de sul-americanos que assaltou de norte a sul do país

ver mais
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio