siga-nos | seja fã
PUB
 

Ana Aura Martins

Imprimir Partilhar por email
16-07-2015 - 15:58
“Sou uma funcionária como qualquer outra. Aceitei o desafio de trabalhar no atendimento ao público e faço o que gosto”.
 
Numa das muitas tentativas que fazemos diariamente para distinguir personalidades da nossa região, encontramos Ana Aura Martins e, de imediato, ocorreu-nos a curiosidade em compreender o que se “esconde” por detrás de um sorriso sincero, de uma voz disponível para ajudar e de uma funcionária pronta para dar o seu melhor ‘a cada retirar de uma senha’ numa Unidade de Saúde Familiar.
 
“Sou uma funcionária como qualquer outra. Aceitei o desafio de trabalhar no atendimento ao público e faço o que gosto”.
 
Não acreditando ter nada de interessante para dizer, Ana Aura clarificou, “trabalhamos em equipa, pelo que não me considero melhor que ninguém.”
 
É o rosto da Unidade de Saúde Familiar  Âncora em Olhão, já passou pelos centros de saúde de Albufeira e Loulé alternando horários no que designa como “subs” e não tem dúvidas de que, “o atendimento ao público é mesmo o que me apaixona. Sinto um prazer enorme em ajudar os outros. Cada caso, com as suas particularidades e, ‘ás vezes chatices’ é sempre um desafio; uma necessidade de dar o meu melhor e, sem me dar conta, vou estabelecendo laços com os utentes, sobretudo com o público mais idoso, muitas vezes mais carenciado de atenção e que me conforta com o seu reconhecimento…”
 
Tinha apenas 19 anos quando iniciou o seu percurso, “já tive oportunidades para desempenhar trabalhos de secretaria, mas de todo que optei pelo atendimento ao público que é o que me dá mais gozo.”
 
Prestes a completar 21 anos de serviço ao público, Ana Aura considera essencial a influência que recebeu dos que considera “grandes mestres” para ser a profissional que é.
 
“Tenho colegas que a nível profissional são como eu. Se sou diferente em algo, isso deve-se ao facto de trabalhar com uma excelente equipa e de ter recebido muitas influências em termos profissionais de duas pessoas que souberam fazê-lo: Maria Manuel já reformada e Jorge Calé ainda ao serviço.”
 
Não resistimos perguntar-lhe:como consegue ter essa boa disposição e capacidade de atendimento nas mais variadas situações?
 
“Considero-me uma pessoa ‘resolvida’. Sou feliz e gosto de fazer e de ver os outros felizes (só por isso também aceitei entrar no desafio da vossa entrevista!) Tenho uma família que adoro e que me ajuda a alimentar diariamente esta vontade de dar de mim aos outros.”
 
Sem esconder o orgulho que sente naqueles que lhe são próximos, Ana Aura evidencia a estrutura familiar como um alicerce essencial para o equilíbrio de que necessita diariamente para realizar as suas funções profissionais. “É bom chegar a casa depois de um dia de trabalho e ter o afeto daqueles que amo e que me devolvem esses sentimentos. Sou uma mãe orgulhosa, uma companheira feliz com o homem que é capaz de me fazer sentir especial dia após dia e, tudo isso me transforma na pessoa que sou.”
 
Com uma sabedoria de vida singular, o rosto da USF  Âncora de Olhão confidenciou-nos que, “a frontalidade é essencial para a qualidade das relações humanas e ajuda a facilitar o entendimento entre as pessoas. Gosto de gente verdadeira e capaz de falar dos seus sentimentos e, sem me aperceber, ‘transporto’ esses valores comigo para o trabalho e para onde quer que vá.”
 
Não é de todo por acaso que consegue manter relações “interessantes com as pessoas com quem lido diariamente. Baseio a minha vida na verdade e não tenho medo de falar sobre os meus sentimentos.”
 
Concluiu o 12º ano na área técnico profissional (designação dada na época) e, ao longo do seu percurso tem frequentado diversas ações de formação e participado em congressos, o que em seu entender, “tem contribuído para me manter atualizada e motivada para o trabalho.”
 
Os amigos assumem também um papel muito relevante na vida desta personalidade que se confessa afetuosa e “dependente” dos laços verdadeiros entre as pessoas.
 
“Ser mãe é a minha grande conquista diária e, sei que sou suspeita, mas tenho a melhor filha do mundo…”
 
Talvez este seja o “grande segredo” de Ana Aura Martins, aquele que se expressa no olhar e no sorriso e que não escapa à atenção dos utentes que aceitaram falar com o nosso jornal.
 
“A Ana é uma rapariga sem comparação”, relata Maria Adelina com 71 anos que vai ao encontro de Ricardo Santos, “A Ana Aura está sempre pronta para ajudar no que for preciso. Já a conheço há muitos anos e só posso falar bem dela.”
 
Para uma outra utente que preferiu não se identificar, “A Ana Aura é o primeiro contato quando precisamos de recorrer aos cuidados de saúde. E como a primeira impressão é fundamental para o passo seguinte, a Ana acaba por ser o afeto, a atenção, a disponibilidade e, acima de tudo, o símbolo da competência e do profissionalismo desta USF.”
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Manuela Sabino



-

Patrícia Amado



-

Celeste Martins (Moncarapacho)



-

Mário Centeno



-

António João Eusébio (Moncarapacho)



PUB
 
PUB
 
ÁREA CLIENTES
Restaurante Os Arcos
A melhor gastronomia algarvia
ver mais
 
Allô Pizza
Os apreciadores da verdadeira pizza italiana conhecem a casa, local agradável, bom ambiente e boa-disposição.
ver mais
 
Loja das Taças
Se és campeão a loja das Taças põe-te o Troféu na mão
ver mais
 
 
 
NOTÍCIA MAIS LIDA DO MOMENTO
FARO:Passados treze anos, Largo das Mouras Velhas está requalificado

FARO:Passados treze anos, Largo das Mouras Velhas está requalificado

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Este sábado Cavaco Silva e Guilherme D’Oliveira Martins vão estar aqui

Este sábado Cavaco Silva e Guilherme D’Oliveira Martins vão estar aqui

ver mais
 
Portimão assume que quer ser Cidade Europeia do Desporto em 2019

Portimão assume que quer ser Cidade Europeia do Desporto em 2019

ver mais
 
TAVIRA:Advogado detido por burla proibido de contactar com lesados

TAVIRA:Advogado detido por burla proibido de contactar com lesados

ver mais
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio