siga-nos | seja fã
PUB
 

Alimentos que ajudam “a aquecer” o organismo

Alimentos que ajudam “a aquecer” o organismo
Imprimir Partilhar por email
15-01-2016 - 11:19
Com os dias frios, impõe-se a necessidade de aquecer o corpo de todas as formas e o mais saudável possível.
 
Tendo em conta essa necessidade, criamos uma lista de alimentos termogénicos de forma a melhorar as refeições e a incluir ingredientes que promovem esse aumento natural da temperatura.
 
É certo que todo e qualquer alimento ingerido promove a termogenese, uma vez que o processo digestivo naturalmente faz aumentar a temperatura corporal, no entanto, há alimentos que a promovem de forma mais rápida e eficiente.
 
No topo da lista e para os apreciadores, está o café, uma bebida que aquece naturalmente o organismo e que acelera o metabolismo, mas que deve ser consumida com moderação.
 
Segue-se a canela, amplamente conhecida pelo seu poder aromatizante e que, segundo um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, faz o corpo produzir menos insulina após as refeições, o que prolonga a sensação de saciedade. Para além de “aquecer” o corpo, diminui o apetite e promove a perda de peso no caso de dietas de emagrecimento.
 
Também os carbohidratos são fundamentais para esta altura do ano, uma vez que, permitem um aquecimento do corpo após as refeições e substituem as gorduras, fornecendo energia.
 
Não menos termogénico considera-se o chá verde, cujas propriedades são comprovadas pelos apreciadores e por diversos estudos. 
 
Este chá pode aumentar até 40% a queima calórica, segundo dados do American Journal of Clinical Nutrition. Também ajuda a queimar gordura, devido à combinação de cafeína e flavonóides e, servido quente, é um poderoso aliado nos dias frios.
 
O gengibre que está a ganhar terreno na nossa cultura, é também um benefício quando se pretende aliar um alimento termogénico com a perda de peso. 
 
Servido em chá, pó para aromatizar ou cru, o gengibre tem assumido muito reconhecimento por parte dos nutricionistas pelo seu poder de acelerar o metabolismo, de aquecer e naturalmente de impulsionar o processo digestivo.
 
O limão aliado à água morna em jejum é também um importante aliado do organismo devido ao seu poder desintoxicante e que começa logo pela manhã.
 
As nozes, ricas em omega 3, ajudam a aumentar a temperatura corporal. Vários estudos já associaram este alimento à perda ou manutenção do peso. 
 
Também os óleos de peixe constituem fontes ricas em omega 3 sendo apontados ainda como anti-inflamatórios. Há suplementos vendidos em cápsulas.
 
Não menos esquecida está a pimenta que é rica em capsaicina, substância que favorece a perda de gorduras no tecido adiposo. A pimenta aumenta até 20% a atividade metabólica quando consumida diariamente. Este ingrediente pode ser adicionado em saladas e pratos quentes como tempero.
 
O salmão é rico em omega 3, ingrediente que ajuda a aumentar a temperatura corporal e está associado á saúde cardíaca.
 
A toranja beneficia a manutenção dos níveis de insulina, prevenindo um conjunto de doenças e permitindo a perda de peso.
 
Os vegetais crus são também uma excelente opção para esta altura do ano, uma vez que, promovem a saciedade, já que aumentam o tempo de que o organismo necessita para realizar a digestão, favorecendo a diminuição do apetite.
 
Segundo alguns estudos, os mais eficientes neste processo são o repolho, a couve, batata doce, cenoura e batata branca.
 
O óleo de coco também integra a lista porque possui menos calorias por grama do que outros óleos e a gordura nele contida é queimada pelo fígado e imediatamente transformada em energia. Desta forma, pode substituir outros óleos ou gorduras na confeção dos alimentos, inclusive frituras.
 
É de anotar que, as bebidas quentes sem açúcar são um importante aliado para os dias frios e uma mais valia para o organismo, por isso, qualquer tipo de chá é recomendado para aquecer. Por fim e não menos importante, temos a sopa. Uma sopa a iniciar a refeição, é uma poderosa fonte de energia, de vitaminas e de alimentos termogénicos, enquanto se assume como uma aliada nas dietas de emagrecimento.
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Leve saúde para a praia: invista em lanches saudáveis!



-

Receitas caseiras para se sentir mais jovem e bonita!



-

Afinal, há sexo no local de trabalho! – estudo mostra realidade desconhecida



-

Afinal, os amigos não são para sempre!



-

A “ciência” do aperto de mão



PUB
 
PUB
 
ÁREA CLIENTES
Restaurante Os Arcos
A melhor gastronomia algarvia
ver mais
 
Loja das Taças
Se és campeão a loja das Taças põe-te o Troféu na mão
ver mais
 
Escola de Condução C.C.S
Escola de Condução para Motociclos e Veículos Ligeiros.
ver mais
 
 
 
NOTÍCIA MAIS LIDA DO MOMENTO
"Crepe Algarvio" estreia-se na Feira da Serra de S. Brás de Alportel pela mão de um talento

"Crepe Algarvio" estreia-se na Feira da Serra de S. Brás de Alportel pela mão de um talento

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Cidade voltou a unir-se em torno da 36ª Concentração de Motos de Faro

Cidade voltou a unir-se em torno da 36ª Concentração de Motos de Faro

ver mais
 
"Crepe Algarvio" estreia-se na Feira da Serra de S. Brás de Alportel pela mão de um talento

"Crepe Algarvio" estreia-se na Feira da Serra de S. Brás de Alportel pela mão de um talento

ver mais
 
Criado Grupo de Apoio à Pessoa Idosa de Lagoa para intervir sempre que necessário

Criado Grupo de Apoio à Pessoa Idosa de Lagoa para intervir sempre que necessário

ver mais
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio