Economia

Algarve:Secretário de Estado do Ambiente visitou obras nas ETAR de Faro-Olhão e de Portimão

Visita à ETAR  de Faro-Olhão
Visita à ETAR de Faro-Olhão  
Visita à ETAR da Companheira
Visita à ETAR da Companheira  
A empresa Águas do Algarve, recebeu a visita na passada segunda feira do Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Manuel Martins, para se inteirar sobre as obras respeitantes às ETAR da Companheira e ETAR de Faro-Olhão.

 
Para além da Administração da Águas do Algarve, e de vários técnicos da empresa, foram várias as entidades que se fizeram representar neste dia que começou pela manhã na ETAR de Faro Olhão, tendo terminado ao final da tarde, com a visita às Obras da ETAR da Companheira em Portimão.
 
Segundo a Águas do Algarve, a futura ETAR de Faro-Olhão, agora em construção, está localizada no local da antiga ETAR de Faro Nascente, numa parcela no local do Sítio da Garganta, incluída na zona lagunar da ria Formosa.
 
A nova infraestrutura irá assegurar o tratamento dos efluentes produzidos no concelho de Faro (freguesias União de Freguesias de Faro, União das Freguesias de Conceição e Estoi), concelho de São Brás de Alportel (freguesia de São Brás de Alportel) e de Olhão (freguesias de Olhão, Pechão e Quelfes).
 
O valor global da obra ronda os 13 milhões e 900 mil euros, pelo que até agora já foram investidos 2 milhões e 704 mil euros, com conclusão prevista para junho de 2018.
 
Em Portimão a ETAR da Companheira irá substituir, a antiga ETAR com o mesmo nome. Com a implementação do projeto na sua globalidade, para além do objetivo do desenvolvimento da região, existe um propósito de melhorar a qualidade da água na Ribeira de Boina e consequentemente no Estuário do Rio Arade. 
 
A água residual tratada na ETAR da Companheira será lançada numa linha de água com regime de escoamento de carácter perene, designada por Ribeira de Boina, afluente do Rio Arade.
 
Neste caso o valor global da obra ronda os 10 milhões e 349 mil euros, onde já foram investidos cerca de 3 milhões e 768 mil euros, com conclusão prevista para início de março de 2018.
 
Algarve Primeiro