Sociedade

Algarve: verão prepara despedida com sol e risco de incêndio

 
Na próxima sexta-feira começa oficialmente o Outono no Hemisfério Norte.

 
De acordo com as previões da metereologia, o verão vai despedir-de com céu pouco nublado ou limpo em praticamente todo o território do continente, uma ligeira subida das temperaturas mínimas e máximas e, em linha com os últimos três meses, ainda com risco de incêndio em alguns locais do país.
 
Para hoje, o Instituto Português do Mar e Atmosfera prevê céu pouco nublado ou limpo, nas regiãoes do sul. Está previsto também vento fraco, soprando moderado durante a tarde, de sudoeste no sotavento algarvio.
 
Todas as regiões de Portugal continental, Madeira e Açores apresentam esta quarta-feira risco ‘elevado’ de exposição à radiação Ultravioleta (UV), segundo o IPMA.
 
De acordo com o mesmo instituto, todas as regiões estão com risco ‘muito elevado’ com exceção da ilha da Madeira e São Miguel (Açores) que estão com níveis ‘moderados’
 
Para as regiões com risco 'muito elevado' e ‘elevado’, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.
 
No caso de risco ‘moderado’ são aconselhados óculos de Sol e protetor solar.
 
As autoridades alertam para os perigos de foguear em locais mais vulneráveis e onde possam ocorrer incêndios, especialmente  nos distritos de Faro, Castelo Branco e Guarda, que apresentam esta quarta-feira risco ‘máximo’ de incêndio.