Sociedade

Algarve com temperaturas no negativo com registo de neve em Moncarapacho

 
No Algarve, em Aljezur esta madrugada os termómetros registaram a temperatura mais baixa: 6,4 negativos.

 
O dia mais frio registado até ao momento, não escapou a todos quantos colocaram a cabeça fora de casa durante esta noite e manhã!
 
A massa de ar frio e seco que atinge Portugal, não está para brincadeiras! As temperaturas baixaram de forma drástica nas últimas horas, com vários locais a descer até aos sete e oito graus negativos.
 
O concelho de Aljezur não escapou ao frio, situando-se entre os locais mais gelados desta manhã.
 
Em Moncarapacho, freguesia do Concelho de Olhão, esta manhã caíram pequenos flocos de neve durante 1 hora.
 
Mas o Algarve Primeiro sabe que em São Brás de Alportel, Salir, Tavira ou mesmo em Vila Real de St. António a neve fraca também deu um ar da sua graça.
 
De acordo com a informação da rede de estações meteorológicas disponibilizada no site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, às 8:00 da manhã de hoje, havia um frio de rachar na maior parte do país. Mas Sabugal, Guarda e Carrazeda de Ansiães e Aljezur eram dos locais mais gelados.
 
No Algarve, Aljezur registava a temperatura mais baixa: 6,4 negativos. Em Faro, estavam 4,5 graus.
 
Hoje, todos os distritos de Portugal continental estão sob 'Aviso Amarelo', o terceiro mais grave de uma escala de quatro, por causa do tempo frio, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
 
De acordo com o mesmo Instituto de previsão, os 18 distritos de Portugal continental estão sob 'Aviso Amarelo' desde as 09:15 de hoje e até às 11:00 de sábado devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima.
 
A atual situação de tempo frio em Portugal continental deve-se à ação conjunta de um anticiclone localizado na Europa Central e de uma região depressionária com um centro sobre o Mediterrâneo e outro sobre Marrocos.
 
A massa de ar frio e seco, transportada na circulação originada pelos referidos centros de ação, irá sendo gradualmente substituída por uma massa de ar menos frio e menos seco a partir de amanhã, mas prevê-se que a situação de tempo frio se mantenha pelo menos até sábado.
 
Segundo o IPMA, esta quinta-feira será o dia em que se vai registar mais frio, o que traduz cuidados adicionais para toda a população, em especial, os grupos mais vulneráveis como sendo idosos, crianças e doentes crónicos.
 
Agasalhe-se bem e mantenha os espaços amenos e bem ventilados para evitar acidentes!
 
Vídeo de Moncarapacho:

Está a nevar em Moncarapacho

Publicado por Humberto Picoito em Quinta-feira, 19 de janeiro de 2017
 
Em São Brás de Alportel:

A nevar em São Brás de Alportel

Publicado por Paulo Silva em Quinta-feira, 19 de janeiro de 2017
 
Algarve Primeiro