Sociedade

Algarve: chegada do verão com termómetros a descer

 
Com os últimos dias de calor, já quase que a população se esquecia que o verão só começa esta quarta-feira! Na prática, inicia-se uma nova estação, mas há uma inversão nas temperaturas, pelo menos para os próximos dias.

 
De acordo com a informação disponibilizada até ao momento, a chegada do verão terá lugar com máximas no Algarve a rondar os 26ºC, enquanto que, nos demais distritos do país, os termómetros vão baixar entre 10 e 12ºC.
 
A justificação para este (desejado) arrefecimento, vem da brisa marítima que irá substituir a massa de ar quente que se tem feito sentir nos últimos dias.
 
A boa notícia é também para os soldados da paz que combatem os incêndios, uma vez que, para além da descida das temperaturas, o vento será fraco e muito mais fresco em relação aos últimos dias. Os valores da humidade também vão aumentar e existe possibilidade de ocorrência de aguaceiros em alguns locais do território continental.
 
Segundo o IPMA, “amanhã a descida é no litoral oeste, na quinta-feira a descida da temperatura vai estender-se às regiões do interior, notando-se variações entre os 28 e os 35 graus, sendo que este último será no interior do Alentejo e nordeste transmontano, e as beiras, Leiria e Coimbra vão estar abaixo dos 32 graus.
 
A partir de quarta-feira, vai ocorrer uma descida da temperatura, que será acentuada em alguns locais.
 
Conta o IPMA  que,"as descidas podem ser na ordem de 05 a 08 graus e em alguns locais podem atingir os 10/12 graus nomeadamente na região da grande Lisboa e Setúbal" e "no litoral as temperaturas vão rondar os 23 a 26 graus".
 
A descida das temperaturas está associada a uma mudança na massa de ar, que tem um trajeto atual do interior do norte de África e que na quarta-feira tenderá a vir do mar e será mais fria e húmida.