Economia

Algar expande aterro sanitário para receber lixo do Sotavento nos próximos 10 anos

 
A Algar já tem em curso os trabalhos de construção da terceira célula do Aterro Sanitário do Sotavento, localizado em Cortelha, Loulé, que serve as populações deste concelho, de Faro, Olhão, São Brás de Alportel, Tavira, Vila Real de Santo António, Castro Marim e de Alcoutim.

 
Segundo a empresa a construção desta célula já estava prevista no âmbito do projeto inicial do aterro sanitário, nomeadamente, na segunda fase de implantação do mesmo, com o propósito de ampliar a capacidade de deposição dos resíduos indiferenciados recolhidos nos concelhos do Sotavento Algarvio. 
 
De acordo com a Algar a nova célula, terá "as melhores técnicas disponíveis de preservação ambiental", de modo a garantir a impermeabilização dos solos e a proteção dos aquíferos, permitindo receber cerca de 130.000 toneladas de resíduos por ano, prevendo-se um tempo de vida útil de 10 anos.
 
Entre alguns pormenores técnicos avançados pela Algar, destaque para a existência de uma rede de drenagem instalada na referida célula, para captação dos efluentes produzidos, os quais serão encaminhados para tratamento numa Estação de Tratamento de Lixiviados.
 
À medida que a célula for sendo explorada, serão construídos drenos de biogás, que irão permitir a desgaseificação da massa de resíduos e consequente captação para produção de energia elétrica.
 
A empreitada, avaliada em 4 milhões de euros, deverá ficar concluída num prazo máximo de 16 meses, esperando-se que com este investimento se possa obter um volume de encaixe de 1.200.000m3 para a deposição de resíduos.