Sociedade

ALBUFEIRA: Praia dos Salgados com “bandeira vermelha”

 
Os banhistas foram surpreendidos com a interdição a banhos estabelecida na Praia dos Salgados em Albufeira.

 
Segundo o Algarve Primeiro conseguiu apurar, a interdição deve-se à contaminação da água.
 
Isabel Pires, chefe de divisão da Agência Portuguesa do Ambiente/Algarve, esclareceu que, "como o fecho [da Lagoa dos Salgados] não ocorreu naturalmente, o mesmo será feito através da intervenção humana, com a construção de um dique, estando os trabalhos programados para o fim da tarde de hoje".
 
A interdição ocorreu na terça-feira, e deixou os banhistas preocupados e sem saber como proceder numa situação em que a água apresenta níveis de contaminação microbiológica.
 
Até que ocorra a intervenção, “a praia encontra-se com bandeira vermelha e interdita a banhos, por determinação das autoridades de saúde", indicou Isabel Pires.
 
De acordo com a mesma responsável, a medida surgiu depois das análises efetuadas terem revelado "uma contaminação microbiológica, cuja origem foi detetada num tubo que aflui para a zona da Lagoa dos Salgados, situação que a Câmara de Albufeira já se prontificou a resolver".
 
A lagoa está aberta para o mar, pois o fecho não aconteceu naturalmente como acontece todos os anos, motivando a contaminação através da água escoada para o mar", explicou a responsável da APA.
 
A chefe de divisão da Agência Português do Ambiente,  disse ainda que "a praia só será reaberta a banhos, depois de concluídos os trabalhos e feitas novas análises para aferir das suas condições sanitárias".