siga-nos | seja fã
PUB
 

Afinal, os hidratos de carbono fazem falta à saúde!

Afinal, os hidratos de carbono fazem falta à saúde!
Imprimir Partilhar por email
22-04-2015 - 23:52
Com a proximidade do tempo mais quente, certamente que, muitos são os portugueses que já estão a “cortar nos excessos” para ter um corpo em forma e “apresentável” para a praia, mas antes de fazer o seu plano alimentar, é bom ler este estudo.
 
Têm sido diversos os trabalhos publicados que praticamente colocaram os hidratos de carbono numa gaveta para evitar o aumento de peso e prevenir algumas doenças, mas um estudo recente vem aperfeiçoar a ideia que se tem dos ditos “alimentos demoníacos”.
 
Para além de essenciais à saúde, é através dos hidratos de carbono que o corpo humano recebe fibras e, consequentemente energia, bom humor e bem-estar generalizado, é o que advertem os especialistas.
 
Perante isto é preciso ter em atenção a quantidade e a qualidade dos hidratos de carbono que ingerimos.
 
Apesar de ser aceite que os hidratos de carbono processados, como pão branco e massa, podem contribuir para o aumento de peso e algumas doenças, os médicos estão cada vez mais preocupados com a tendência de se excluírem todos os hidratos da dieta, até os saudáveis.
 
As pessoas que excluem todos os hidratos da sua dieta podem sofrer, como salienta o Daily Mail, de falta de energia, alterações de humor, falta de concentração e de problemas intestinais e, no limite, até podem ganhar peso, fazendo o inverso do pretendido.
 
Conhecidos pelas quantidades de moléculas de açúcar que contêm, quando nos referimos a hidratos de carbono, geralmente consideramos produtos como pão, massa, arroz e batatas.
 
Na posição dos especialistas, “Os hidratos são vistos por muitos como uma comida ‘demoníaca’ mas, qualquer dietista irá dizer-lhe que estes alimentos são parte essencial de uma dieta saudável e equilibrada”.
 
Segundo a porta-voz da British Dietetic Association, Helen Bond, ao Daily Mail, “Regra geral, os hidratos de carbono devem representar um terço do que se come”.
 
Os hidratos certos podem ajudar na perda de peso: Helen realça que os hidratos não são todos iguais. Hidratos como aveia, arroz, trigo são cereais que fornecem fibra e nutrientes importantes como a vitamina B. 
 
Um cuidado a ter: evite os hidratos processados porque vão fazer com que o seu corpo absorva os açúcares mais rapidamente.  
 
Precisamos de mais fibra e não de menos: A fibra é importante para a digestão e muitos estudos têm provado que protege contra doenças cardíacas e alguns cancros. 
 
A dose recomendada por dia é de 18 gramas, de acordo com os britânicos da National Diet e Nutrition Survey. 
 
Os médicos alertam que, o corpo precisa diariamente de hidratos de carbono e que, quando essas necessidades não são satisfeitas têm de ser compensadas com outros alimentos. 
 
Na maioria dos casos, as pessoas com dietas alimentares desiquilibradas, acabam por fazer essa compensação com bolos e outros produtos de pastelaria, o que é um duplo erro.
 
Procurar pão integral, de mistura, com cereais pode ser um ponto a favor da saúde e do peso ideal. Sempre que possível, optar por massas integrais, já que o “branco” é sempre o menos saudável. No caso das batatas, a “receita” é mais simples: cozidas e em menor quantidade que a habitual. 
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Faça um teste à sua maturidade emocional



-

Descubra “o poder curativo” da praia



-

Ainda há sentimentos por explicar. Descubra-os!



-

Como encontrar o equilíbrio em 10 passos



-

Leve saúde para a praia: invista em lanches saudáveis!



PUB
 
NOTÍCIA MAIS LIDA DO MOMENTO
Quarteira:Cimpor assinala "Dia do Bem-Fazer 2017" na Fundação António Aleixo

Quarteira:Cimpor assinala "Dia do Bem-Fazer 2017" na Fundação António Aleixo

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Catarina Martins de volta ao Algarve com passagens por Faro, Olhão e Portimão

Catarina Martins de volta ao Algarve com passagens por Faro, Olhão e Portimão

ver mais
 
IPDJ do Algarve incentiva à participação na campanha #Beactive Portugal

IPDJ do Algarve incentiva à participação na campanha #Beactive Portugal

ver mais
 
No Dia Mundial do Turismo turistas do Aeroporto de Faro vão ser fotografados

No Dia Mundial do Turismo turistas do Aeroporto de Faro vão ser fotografados

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio