Loulé

Adriano Pimpão

 
Adriano Pimpão nasceu em Lisboa, a 25 de agosto de 1948, mas há muito que elegeu Boliqueime, no Concelho de Loulé, para residir.

 
É licenciado em Finanças, pelo ISEG da Universidade Técnica de Lisboa, e Doutorado em Economia, pela mesma Universidade. Possui também o diploma de Pós-graduação em Economia Pública, pela Universidade de Paris X-Nanterre.
 
Foi diretor regional de Planeamento na CCR Algarve.
 
Ex-reitor da Universidade do Algarve e ex-presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, foi secretário de Estado do Desenvolvimento Regional nos governos de António Guterres. É membro da Ordem dos Economistas e foi presidente do Banco Alimentar contra a Fome no Algarve. 
 
É professor catedrático da Universidade do Algarve e presidente do Conselho Consultivo da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior. É membro do Conselho Económico e Social.
 
A 19 de outubro de 2013 tomou posse como presidente da Assembleia Municipal de Loulé.
 
Refira-se que a Assembleia Intermunicipal da Associação de Municípios do Algarve tem como principais competências a aprovação das opções do plano, orçamento, mapa de pessoal e dos documentos de prestação de contas; acompanhamento e fiscalização da atividade do Conselho Executivo; aprovação da celebração de protocolos relativos a transferências de atribuições ou tarefas, bem como pronunciar-se e deliberar sobre todos os assuntos que visem a prossecução dos interesses próprios da Comunidade Intermunicipal. 
 
Compete também a esta Assembleia a aprovação dos instrumentos de planeamento e gestão de âmbito regional (equipamentos de saúde, rede educativa e de formação profissional, segurança e proteção civil, mobilidade e transportes, equipamentos culturais, desportivos e de lazer) e ainda a elaboração dos planos intermunicipais de ordenamento do território, entre outros. 
 
Em 2017, na sequência de eleições autárquicas, Adriano Pimpão foi reeleito Presidente da Assembleia Municipal de Loulé. Em junho de 2020, demitiu-se do cargo que desempenhava.
(+) Loulé

Rita Cardoso

Artur Neto

Bernardo Lopes

Solange Coelho

José Carlos Fernandes