Economia

ACRAL saúda crescimento do PIB mas aconselha prudência

 
A ACRAL congratula-se com os dados divulgados pelo INE sobre o desempenho da economia nacional no 1º trimestre de 2017, mas aconselha prudência e alerta para a necessidade de se manter esta trajetória ascendente.

 
“O crescimento de 2,8% do PIB, a maior taxa de crescimento homóloga da última década, é sem dúvida positivo, especialmente porque é conseguido através de um aumento significativo das exportações de bens e serviços, com destaque para o turismo, setor onde o Algarve, enquanto principal destino nacional, tem um papel decisivo”, considera o presidente da ACRAL.
 
No entanto, alerta Álvaro Viegas, “é preciso tornar este ciclo consistente e estrutural”. Até porque, acrescenta o dirigente associativo, “não há motivo para euforias: em Espanha, por exemplo, a economia cresce acima de 3% há oito trimestres consecutivos”.
 
De acordo com o presidente da ACRAL, “apesar de se manter em terreno positivo, o investimento, em comparação com o trimestre imediatamente anterior, diminuiu – e sem mais investimento podemos estar perante mais uma falsa partida da economia portuguesa, convém, por isso, manter uma atitude de grande prudência”.
 
Por outro lado, defende Álvaro Viegas, “é preciso manter a disciplina orçamental, mas com um Estado cumpridor, irrepreensível em matéria de pagamentos ao sector privado, e sem cortes cegos no investimento público e nas transferências para setores relevantes, como a saúde”.
 
Algarve Primeiro