siga-nos | seja fã
PUB
 

A sopa: o precioso benefício para a saúde

A sopa: o precioso benefício para a saúde
Imprimir Partilhar por email
24-11-2014 - 11:02
É do domínio público que, a sopa constitui um importante aliado para a saúde e que deve acompanhar as principais refeições diárias (o almoço e o jantar), devido aos seus benefícios.
 
Num tempo em que se torna cada vez mais complicada  a tarefa de manter um estilo alimentar saudável, ainda se realça mais a importância de ingerir sopa, pois é uma importante forma de colmatar as carências dos demais alimentos.
 
A sopa deve ser ingerida antes das refeições, ser confeccionada em casa e com ingredientes variados. Esta é a posição dos nutricionistas que reforçam a importância de confecionar a sopa em casa, com pouco sal, mais variedade de alimentos e menos batata.
 
Os especialistas adiantam que se deve elaborar a sopa com um mínimo de 5 ingredientes para além do alho, da cebola e da abóbora. 
 
A criatividade deve dar lugar a uma sopa mais saborosa, para além de mais rica do ponto de vista nutricional. 
 
A redução da batata deve ser colmatada por outros legumes que vão compensar as carências do prato principal. Ao mesmo tempo, a sopa tem a capacidade de “camuflar” os ingredientes menos preferidos pelas crianças, sem que deixem de os consumir.
 
Neste sentido, a sopa deve levar como “base”, alho, cebola, azeite, abóbora, cenoura e, depois, mediante a criatividade, podem ser acrescentados ingredientes como:courgette, feijão verde, alho francês, tomate, batata doce, ou por outro lado, grão de bico ou feijão que pode ser comprados cozidos e facilitar o tempo de confecção da sopa, ervilhas, espinafres, agrião, couve e daí por diante.
 
Os especialistas alertam: “não devemos ter medo de arriscar a introdução de novos ingredientes, basta que tenhamos em mente que, depois de triturados, todos sabem bem.” 
 
Um bom exemplo disso passa pela introdução dos bróculos que as crianças ingerem na sopa com enorme facilidade misturados com outros legumes, bem como a couve-flor, a couve portuguesa e outros. “Não devemos ter medo de abusar nos legumes para enriquecer a sopa e, podemos sim, reduzir a batata e o sal”.
 
Alertando para o problema do excesso de sal nas sopas, os especialistas sugerem que se experimente provar a sopa sem sal, confeccioná-la e, só no final, colocar uma pitada com o azeite, já que, “desta forma, fica o aroma mais acentuado e a quantidade de sal é reduzida como se pretende”. 
 
Muitas sopas perdem as suas propriedades devido sobretudo ao abuso de sal, à pouca variedade de ingredientes e à adição de aromatizantes artificiais que só prejudicam os benefícios da sopa”.
 
Neste sentido, é recomendado que se faça a sopa em casa, que se acrescente para duas ou três refeições para poupar tempo, mas que se evite as sopas industrializadas.
 
A sopa ajuda a perder peso, na medida em que permite uma maior saciedade antes de se iniciar o prato principal, a sopa pode substituir ingredientes menos apreciados nesse prato, bem como permitir que o organismo recupere os nutrientes de que necessita para estar saudável. 
 
É um alimento completo e que deve fazer parte das refeições de adultos e crianças todos os dias, pela saúde de toda a família!
 
A sopa é um precioso líquido que também vai ajudar a melhorar o trânsito intestinal e o funcionamento do organismo, bem como aquecer o corpo nos dias mais frios.
 
A sopa pode ser uma refeição económica em tempos de crise, já que nela devem estar contidos os ingredientes principais de que o corpo necessita e “exigir” menos do prato principal.
 
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Afinal, os amigos não são para sempre!



-

A “ciência” do aperto de mão



-

Com o S. Valentim à porta, saiba como melhorar a sua relação



-

É Demissexual?



-

Descubra os “segredos” das pessoas mais felizes do mundo



PUB
 
PUB
 
ÁREA CLIENTES
Loja das Taças
Se és campeão a loja das Taças põe-te o Troféu na mão
ver mais
 
Allô Pizza
Os apreciadores da verdadeira pizza italiana conhecem a casa, local agradável, bom ambiente e boa-disposição.
ver mais
 
Restaurante Os Arcos
A melhor gastronomia algarvia
ver mais
 
 
 
NOTÍCIA MAIS LIDA DO MOMENTO
Algarve: saiba qual é o supermercado mais barato

Algarve: saiba qual é o supermercado mais barato

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Principal avenida de Portimão com passadeira para peões com mobilidade condicionada

Principal avenida de Portimão com passadeira para peões com mobilidade condicionada

ver mais
 
Site “Loulé Adapta” alerta população para a adaptação às alterações climáticas no município

Site “Loulé Adapta” alerta população para a adaptação às alterações climáticas no município

ver mais
 
14º Festival Med "à altura" das novas tecnologias

14º Festival Med "à altura" das novas tecnologias

ver mais
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio