Sociedade

7º Festival de Curtas-Metragens de Faro selecionou propostas de 40 países

 
Vai decorrer de 21 a 26 de Agosto a 7ª edição do FARCUME: Festival Internacional de Curtas-Metragens de Faro, que decorrerá na Sociedade Recreativa Artística Farense – "Os Artistas", situado na Rua do Montepio, n.º 10. As sessões terão início todos os dias às 21h30 e este ano, fruto dos apoios conseguidos, serão de entrada livre.

 
Este festival, da responsabilidade da FARO 1540 – Associação de Defesa e Promoção do Património Ambiental e Cultural de Faro, regressa este ano aos Artistas, local onde o viu nascer e que tem sido seu parceiro desde a primeira hora. 
 
Para além da mudança de local, o festival passa dos habituais quatro dias, para seis dias de cinema de curta-metragem.
 
Ao todo, foram recebidas cerca de 1500 curtas-metragens, oriundas dos quatro cantos do mundo, tendo a organização selecionado para exibição perto de duas centenas de trabalhos, o que representa quase 30 horas de cinema repartidas por quatro categorias que são elas: Animação, Documentário, Ficção e Videoclips.
 
Este ano, à semelhança da edição anterior, houve um número significativo de curtas-metragens portuguesas a concorrer e a serem seleccionadas para exibição. Para além de Portugal, que surge este ano mais uma vez como o país mais representado, estão selecionados filmes de 40 países destacando-se para além de países europeus e de todo o continente americano, terras bem distantes como o Irão, Iraque, India, China, Israel, Austrália e Azerbeijão.
 
Segundo a organização, o objectivo do Farcume passa por procurar, dentro de um ambiente informal e descontraído, premiar e reconhecer a dedicação, o empenho, a criatividade e o mérito dos realizadores, actores e equipas técnicas que sem terem os orçamentos da indústria cinematográfica de Hollywood executam "excelentes trabalhos mas que, nem sempre têm a divulgação desejada e merecida".