Sociedade

500 Milhas ACP liga Chaves a Faro pela N2 com meta em Olhão

 
Quase 80 clássicos alinham à partida das 500 Milhas ACP, um dos maiores ralis de regularidade da Península Ibérica. A caravana arranca no sábado num percurso de mais de 700 km para fazer a EN2 em 16 horas.

A caminho das duas décadas de história, as 500 Milhas ACP regressam ao seu figurino original e levam 77 equipas a percorrer a maior estrada da Europa, a Estrada Nacional 2, para atravessarem Portugal de Norte a Sul. Um desafio de mais de 700 quilómetros, entre Chaves e Faro, num rali de regularidade histórica que os concorrentes devem cumprir em cerca de 16 horas.
 
A 19.ª edição da prova do Automóvel Club de Portugal atraiu uma das maiores listas de inscritos de sempre, com 77 clássicos produzidos nas décadas de 1950, 1960 e 1970. Entre os participantes, destaque para o carro mais antigo, um Jaguar XK 120 Roadster de 1952, um dos exemplares com mais de 70 anos que vão enfrentar o desafio de percorrer toda a EN2. Outra raridade em prova é um AC Aceca de 1960, mais um destaque numa lista diversificada e que inclui modelos históricos de marcas como a Porsche, MG, Austin Healey, Mercedes-Benz, Alfa Romeo, Fiat, BMW, Simca, Morris, Volvo, Triumph, Peugeot, Volkswagen, Lancia, Citroën, Toyota e Opel.
 
A concentração de máquinas e pilotos acontece na próxima sexta-feira, em Chaves, no Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, com a partida do primeiro concorrente a acontecer na manhã de sábado, logo às 06h01, no Km 0 da Nacional 2.
 
Os concorrentes rumam a Sul e passam por Santa Marta de Penaguião, Lamego, Castro Daire, Tondela, Sertã (local do almoço), Abrantes, Mora, Ferreira do Alentejo, Almodôvar e Faro, que marca o final da EN2, com a chegada da prova a acontecer no Porto de Recreio de Olhão, cidade que também recebe o jantar e a entrega de prémios.