Sociedade

4º Festival Internacional de Guitarra de Lagoa arranca com um dos guitarristas mais virtuosos de Espanha

 
A Câmara de Lagoa organiza, de 17 de setembro a 22 de outubro – em parceria com a AGA – Associação de Guitarras do Algarve – o 4º Festival Internacional de Guitarra, com os grandes mestres da execução deste instrumento musical.

 
No ano em que Lagoa tem como lema “O Património, Olhar o Passado Rumo ao Futuro” os concertos terão lugar no Anfiteatro de N. Sra da Encarnação, em Carvoeiro (17 de setembro – Paco Seco e Daniel Cristo), Senhora da Rocha (24 de setembro – Nihz Duo e Edu Miranda Trio), Auditório Municipal (30 de setembro – Bruno Batista), Igreja Matriz de Estômbar (8 de outubro – Duo Frédéric Bernard & Arnaud Dumond e Ellipsis Trio) e Auditório Municipal (14 de outubro – Manuel Toucinho e Ricardo Silva Trio e 22 de outubro – G Plus Ensemble e Ximo Tebar Quartet).
 
No dia de abertura do Festival, 17 de setembro, pelas 16 horas, vai ser apresentada, por Valdemar Coutinho, Mestre em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, a segunda obra das três encomendadas ao escritor historiador João Vasco Reis no âmbito das comemorações do ano do “Património Olhar o Passado Rumo ao Futuro”, intitulada “Entre Muralhas e Vigias – Castelos, Fortalezas e outros sistemas defensivos do Concelho de Lagoa”.
 
Segundo explica a Autarquia em nota de imprensa, neste livro, João Vasco Reis dá a conhecer o papel relevante de Lagoa na defesa marítima, pela situação geográfica da sua orla costeira e, para que o mesmo não seja esquecido, descreve lendas, dramas humanos, factos, episódios e boatos vividos do liotoral ao interior do concelho.
 
João Vasco Reis, natural de S. Bartolomeu de Messines (1963), licenciou-se em História, tornando-se investigador. Embora não seja natural de Lagoa, tem centrado a sua atenção nos vários aspetos do seu património cultural, por ser a terra que escolheu para viver.
 
É autor de um vasto manancial de obras, ensaios e monografias a poesias, onde se destacam várias sobre o concelho de Lagoa.
 
A seguir à apresentação do livro, começa o 4º Festival Internacional de Guitarra de Lagoa, com as atuações de: Paco Seco e Daniel Cristo, pelas 17 horas, no Anfiteatro de Carvoeiro.
 
Paco Seco é um dos guitarristas mais virtuosos de Espanha.