Sociedade

157º Aniversário do nascimento de Manuel Teixeira Gomes assinalado em Portimão

 
O Instituto de Cultura Ibero-Atlântica (ICIA) organiza, no próximo sábado, 27 de maio, na Taberna de Portimão, um jantar literário com o objetivo de celebrar o aniversário do escritor, político e viajante portimonense e a Escola Manuel Teixeira Gomes vai lançar no dia 29 de maio, segunda-feira, Postais no âmbito das comemorações do Dia do Patrono daquele estabelecimento escolar com o intuito de divulgar a vida e a obra do escritor.

 
 
O jantar de homenagem será uma recriação livre de um jantar de homenagem a Teixeira Gomes que Julião Quintinha, alfaiate e jornalista, fundador do semanário republicano Alma Algarvia, organizou em 1912. Este será um momento de entretenimento para os associados do ICIA e para os portimonenses e, simultaneamente, uma forma de prestar homenagem ao mais ilustre dos conterrâneos. 
 
O projeto dos Postais no âmbito do Dia do Patrono é dinamizado pela Biblioteca Escolar Manuel Teixeira Gomes em articulação com as turmas dos cursos de Artes dos 10° e 11° anos e a professora Telma Lança. Os alunos criaram 20 postais a partir da leitura e discussão do conto “Maria Adelaide”. As ilustrações foram realizadas com técnicas de expressão plástica e surgem nos postais associadas ao respetivo texto. Foram igualmente recriados retratos de Manuel Teixeira Gomes em mangá (desenho no estilo japonês).
 
De referir que esta é a terceira coleção temática de postais produzida no âmbito da componente curricular dos cursos. 
 
A 1ª coleção, criada pelos alunos dos cursos profissionais de informática, consistiu num trabalho de design gráfico que trouxe Manuel Teixeira Gomes e a sua amada Belmira à escola, na atualidade, com uma seleção de frases de amor retiradas da sua obra, e lançada no Dia dos Namorados de 2016. 
 
A 2ª coleção, criada pelos alunos do curso de Técnico de Apoio à Infância para comemorar o Dia do Patrono 2016, reúne imagens antigas de cidades onde esteve MTG: Paris, Túnis, Tlemcen (Argélia) e Portimão, associadas a textos ficcionados com o apoio do Instituto de Cultura Ibero-Atlântica e com o apoio da Câmara Municipal de Portimão.
 
Estes Postais “Manuel Teixeira Gomes” podem ser conhecidos numa visita à Casa Manuel Teixeira Gomes, edifício onde nasceu Manuel Teixeira Gomes. 
 
Nascido em Portimão a 27 de Maio de 1860, Manuel Teixeira-Gomes foi, segundo os promotores da iniciativa, "um escritor dos mais inspirados do século XX". Diplomata e Presidente da República, esteve no centro de decisivos acontecimentos históricos, que vão da consolidação e reconhecimento internacional da República, à participação de Portugal na I Guerra Mundial e à criação da Sociedade das Nações, antecessora da ONU, da qual foi vice-presidente.
 
Algarve Primeiro