Sociedade

1500 pessoas ouviram mestres do orgão em igrejas do Algarve

 
Cerca de 1500 pessoas assistiram aos 10 concertos de música para Órgão que, durante o final de outubro e todo o mês de novembro, animaram várias igrejas de Faro, Portimão, Boliqueime e Tavira.

 
Os organistas Nuno Alexandrino, João Paulo Janeiro, Rafael Reis, Tiago Ferreira e Tadeu Filipe foram os protagonistas desta edição, juntamente com Filipa Oliveira e o Coral Adágio.
 
Depois de oito anos de Festival de Órgão na cidade de Faro, nesta primeira edição do evento estendida à região foi possível conquistar público novo para usufruir de música para órgão, cativar munícipes para a preservação de instrumentos que são património, divulgar música portuguesa e erudita e espalhar pelo Algarve o entusiamo pelos órgãos históricos, acrescenta a organização. 
 
A Associação Cultural Música XXI lança o desafio, "para que algum organista tome a ousadia de se fixar no Algarve e reinicie a escola deste instrumento na região".
 
O Festival de Órgão do Algarve 2016 contou com os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve e dos Municípios de Faro, Loulé, Tavira e Portimão, com o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve. Teve a parceria da Ordem do Carmo e Cabido da Sé de Faro, Paróquias de Portimão, Boliqueime, Tavira e Misericórdia de Tavira tendo sido organizado pela Associação Cultural Música XXI.
 
Algarve Primeiro