Economia

Jardim Sul do Palácio de Estoi "nas mãos" da Câmara Municipal de Faro

 
 
 
 
No âmbito das comemorações do Dia do Município de Faro teve ontem lugar a cerimónia de entrega à Autarquia Farense, do Jardim Sul do Palácio de Estoi, na sequência de um protocolo estabelecido com a Enatur, gestora das Pousadas de Portugal.

 
Atualmente, o Palácio é uma Pousada da Enatur que sofreu obras de adaptação e ampliação com projeto assinado pelo arquiteto Gonçalo Byrne e do arquiteto paisagista João Cerejeiro. 
 
De acordo com fonte da autarquia a cedência do edifício à Enatur, implicou da parte desta a recuperação do Jardim Sul que agora abre ao público.
 
Neste ato o autarca farense Rogério Bacalhau, referiu que o espaço está aberto à população, tem um parque infantil,"trata-se de uma área sifnificativa, bonita para visitar".
 
O edil adiantou que numa fase seguinte será feito o levantamento, "para sabermos se há necessidade de fazer algum investimento ou não, no sentido de revitalizar o espaço, dependendo da utilização que lhe seja dada".
 
No entanto, Rogério Bacalhau sublinhou "que está já a decorrer um concurso para a manutenção dos espaços verdes e a colocação de pessoas para funções de vigilância e segurança". 
 
A possibilidade da realização de uma multiplicidade de eventos, poderá ser outro cenário possível.
 
Luís Castanheira Lopes da Enatur, realçou o trabalho de reabilitação que foi feito, para a instalação da Pousada no Palácio de Estoi, bem como o trabalho realizado, de modo a limpar e recuperar a parte que agora está aberta ao público e que fica sob a responsabilidade da autarquia.
 
Aquele responsável, avançou mesmo que a obrigação do protocolo foi "cumprida", desejando o "aprofundamento do relacionamento com o Município, através do qual as Pousadas de Portugal, possam vir a desenvolver novos projetos na sua área".